Português (BR)English (UK)

Empresas Parceiras

imbel

META Segurança

Isotropic

 

Instituições Parceiras

Marcadores Fluorescentes de Segurança

A RADOMEC possui grupo de marcadores inorgânicos e inertes (marcador nanométrico em pó MARK m e tinta marcadora liquida MARK s) que foram testados em diversos metais como Ferro, Aço e Ligas Metálicas, Ouro, Cristais Preciosos, Plásticos. Estes marcadores são adicionados ao produto que desejamos marcar, sendo inertes e resistentes a altas pressões e temperaturas. Quando inserido no produto a ser marcado, ele não é visível. Sob a ação de Luz Laser ele pode ser identificado pelas características da luz emitida. Desenvolvemos um grande numero destes marcadores, que pode proporcionar a marcação de produtos em lotes ou unidades individuais.
Esses marcadores possuem um amplo espectro de fluorescência que permite cobrir um amplo espectro visível que pode ser usado na marcação de segurança de produtos.


Possuímos também tintas contendo esses marcadores que podem ser usadas em impressões de segurança para produtos. Estes componentes marcadores são inertes e estáveis, foram testados em diversos graus de proporção em diversos materiais desde concentrações de 1/20.000 até concentrações de 1/10 sem nenhuma interferência na aparência e qualidade do item marcado.
A RADOMEC/META possui uma variedade com centenas de variantes dessa família de marcadores que possibilitam o controle da origem do produto. Estes marcadores são únicos com identidade espectral (fluorescente) opto-eletrônica que garante a identificação do produto marcado e sua origem. Eles são adicionados ao produto durante sua fabricação ou manipulação e que possibilitam a identificação de produtos diversos que podem ser detectados posteriormente, com incidência de um laser de teste e confirmação da presença do referido marcador. Possuímos diversas Famílias de Marcadores (marcador nanométrico MARK m e tintas de segurança MARK s), que após a aplicação no processo industrial possibilitam a identificação definitiva do produto marcado.

Marcação de Ouro

O marcador foi usado com o objetivo de identificar a origem de fabricação de lingotes de ouro. No vídeo abaixo temos a fusão de ouro, aonde é adicionado o marcador MARK 1, durante o processo de fusão.



Como resultante deste processo, temos a moldagem das barras de ouro aonde o marcador não é visível.



Após este processo, podemos identificar o marcador (cor verde) em todas as peças de ouro moldadas.



Sem a presença do laser, nenhuma fluorescência e observada. A indústria que comercializa o ouro pode identificar seu produto ´marcado´, mesmo que este seja derretido e novas peças sejam produzidas.

Marcadores de Plásticos

Diversos plásticos foram fabricados com a adição dos marcadores. Ele se adéqua perfeitamente a produção de plásticos de diversas origens. Nas figuras abaixo temos a detecção da fluorescência resultante quando da incidência do laser sobre o plástico.

Marcação de Jóias, Pedras Preciosas e Acessórios

Uma tinta contendo o marcador MARK1 foi utilizada com o objetivo de marcar a superfície de um cristal de Zircônia para fins de segurança.



Para este fim, um cristal de Zircônia foi marcada com duas gotas da solução da tinta transparente (MARK s) e em seguida essa pedra foi levada a um tratamento térmico. Após o tratamento térmico, nenhuma variação na cor ou aparência da pedra e observada. Entretanto sob a ação do laser podemos identificar a presença do marcador no cristal de Zircônia. A cor verde observada é referente ao marcador inorgânico MARK 1 presente na Zircônia. Esta marcação e permanente, não sendo possível a retirada. Este marcador foi testado em diferentes pedras preciosas com sucesso.



O mesmo procedimento foi testado em peças metálicas comercializadas (correntes, pingentes, etc) na área de acessórios. Em todas elas o marcador foi inserido com sucesso e detectado posteriormente.



Marcadores de Metais

Diversos metais foram testados com resultados positivos de marcação. Na figura abaixo temos a marcação de uma tesoura metálica.


Diversos cilindros metálicos, usados para acondicionamento de gases foram testados, com resultados positivos. Na figura abaixo temos a marcação de cilindros de metálicos de oxigênio. A figura abaixo mostra as fotos dos cilindros marcados quando submetidos a excitação com laser. Nelas é possível observar a presença de uma cor verde que é característica do MARK1 usado nos testes.

Mais artigos...

  1. Produtos